Aprenda a fazer chips naturais para servir como aperitivo


Os chips de legumes e frutas são ótimas alternativas para substituir os produtos industrializados servidos como aperitivos. Eles podem ser feitos em casa, de um jeito muito simples e prático. Veja seis sugestões de alimentos que podem ser transformados em chips naturais. As opções são para os mais diversos gostos.
1. Batata-doce
batata-doce é um ótimo alimento para fornecer energia através de carboidratos complexos, ou seja, que não elevam rapidamente o açúcar do sangue. Ela é indicada para quem pratica atividades físicas e, em pequenas quantidades, a quem está de dieta.
2. Mandioquinha
Fonte de fibras, a mandioquinha ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Ela também possui altos níveis de vitaminas C, B, K e E e propriedades anti-inflamatórios e antioxidante.
3. Beterraba
A beterraba ajuda a desintoxicar o organismo, estimula a produção de glóbulos vermelhos, é fonte de vitamina e ferro e de fibras, que ajudam na digestão. Além disso, a beterraba possui poucas calorias, o que a torna ideal para quem quer perder peso.
4. Abobrinha
A abobrinha é mais um legume que fica extremamente saboroso em forma de chips. Ela é rica em potássio, que ajuda a dar elasticidades às artérias e também a prevenir as câimbras. A abobrinha também é rica em vitaminas A e do complexo B, fósforo, cálcio e magnésio.
5. Batata
As batatas produzem os chips mais tradicionais. Por ser tão popular, esta opção tende a agradar muitas pessoas. Além disso, ela também traz benefícios à saúde. A batata é rica em vitamina C e B, zinco e magnésio. Suas propriedades antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento e deixam as células mais saudáveis.
6. Maça
A maçã é uma fruta rica em pectina, taninos, ácido málico e flavonoides, que ajudam a amenizar problemas do sistema digestivo (diarreia, constipação intestinal) e o aumento das taxas de colesterol.  A maçã e a canela também são poderosos aceleradores do metabolismo, o que favorece a queima de gorduras e o emagrecimento. 

Aprenda a fazer chips naturais de legumes para servir como aperitivo - chips de maça - blog pitacos e achados
Fonte:  CicloVivo / Fotos iStock
  • Um dos segredos para deixar bem crocante, é cortar o mais fino possível as batatas, mantendo a mesma espessura do começo ao fim de cada corte.
  • Outra dica para fazer chips crocantes é assar em temperatura mais baixa possível, por um longo tempo. Assim, as fatias vão assando e secando lentamente e uniformemente, com menos chances de queimarem.
  • Retire aquelas que já estão douradas e crocantes, ou quase crocantes, e deixe esfriarem. Não se preocupe se algumas estiverem um pouquinho macias e úmidas no meio, ao esfriarem irão ficar sequinhas e crocantes.

Como fazer:
O processo é praticamente o mesmo para todos os alimentos. Após higienizá-los, é necessário cortá-los em fatias bem finas. Uma boa opção é usar o ralador (mandolin), para garantir que as tiras serão bem fininhas. Este cuidado deixará os chips mais crocantes e eles serão assados mais rapidamente.
Deixe o forno pré-aquecido em 180ºC. Forre uma forma com papel manteiga, espalhe as fatias. Em um recipiente separado, misture azeite, sal e pimenta a gosto. Passe a mistura sobre as fatias e leve a forma ao forno por 20 minutos. Depois desse tempo, vire as fatias e leve-as de volta ao forno até que fiquem crocantes. Uma sugestão é utilizar a opção “dourador” no forno.
No preparo da maça primeiro retire as sementes do meio das fatias e disponha em uma assadeira coberta com papel manteiga. Polvilhe um pouco de canela em cima de cada fatia.
Pitacos:
  • Um dos segredos para deixar bem crocante, é cortar o mais fino possível as batatas, mantendo a mesma espessura do começo ao fim de cada corte.
  • Outra dica para fazer chips crocantes é assar em temperatura mais baixa possível, por um longo tempo. Assim, as fatias vão assando e secando lentamente e uniformemente, com menos chances de queimarem.
  • Retire aquelas que já estão douradas e crocantes, ou quase crocantes, e deixe esfriarem. Não se preocupe se algumas estiverem um pouquinho macias e úmidas no meio, ao esfriarem irão ficar sequinhas e crocantes.

17 citações de Osho e Sadhguru para você refletir


Para começar bem o dia e a semana, veja abaixo 17 citações de Osho e Sadhguru para você refletir: 
1. “Você pode sobreviver, mas sobrevivência não é vida.” – Osho
2. “Aquilo que faz “tic… tac…” no seu pulso não é o relógio, é a sua vida. Não é o relógio que está passando, é a sua vida que está passando. Toda vez que olhar o relógio sorria, você continua vivo.” – Sadhguru 
3. “Envelhecer, qualquer animal é capaz. Desenvolver-se é prerrogativa dos seres humanos. Somente uns poucos reivindicam esse direito.” – Osho
4. “Sempre que houver alternativas, tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso. Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências.” -Osho
5. “Se você resiste à mudança, você resiste à vida”. – Sadhguru  
6. “O silêncio também fala, fala e muito! O silêncio pode falar mesmo quando as palavras falham.” – Osho
7. “Os momentos mais lindos da vida são os momentos em que você está expressando sua alegria, não quando você está procurando ela”. – Sadhguru 
8. “Desenvolver-se significa mover-se a cada momento mais profundamente no princípio da vida; significa afastar-se da morte – não ir na direção da morte. Quanto mais profundo você vai para dentro da vida, mais entende a imortalidade dentro de você. Você está se afastando da morte: chega a um momento em que você pode ver que a morte não é nada, apenas um trocar de roupas ou trocar de casas, trocar de formas – nada morre, nada pode morrer. A morte é a maior ilusão que existe.” – Osho
9. “O amor é a sua qualidade. O amor não é o que você faz. O amor é o que você é.” – Sadhguru 
10. “A vida deveria ser uma celebração contínua, um festival de luzes por todo o ano. Somente então você pode se desenvolver, você pode florir. Transforme pequenas coisas em celebração… Tudo o que você faz deveria expressar a si próprio; deveria ter a sua assinatura. Então a vida se torna uma celebração contínua.” – Osho
11. “Estou aqui para dizer-lhes algo que é absolutamente inacreditável: que vocês são deuses e deusas. Vocês se esqueceram disso.” – Osho
12. “Se você acha que é grande, você se torna pequeno. Se você sabe que não é nada, você fica ilimitado. Essa é a beleza de ser um ser humano “. – Sadhguru
13. “Opte por aquilo que faz o seu coração vibrar… apesar de todas as consequências.” – Osho
14. “Relacionamento significa algo completo, acabado, fechado. O amor nunca é um relacionamento: amor é relacionar-se – é sempre um rio fluindo, interminável.” – Osho
15. “Quando a dor, a miséria ou a raiva acontecem, é hora de olhar para dentro de você, não em torno de você”. – Sadhguru
16. “A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo, de perceber que você não é o corpo e você não é a mente. É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro do nosso ser; e uma vez que você encontrou o seu centro, você terá encontrado tanto suas raízes quanto suas asas.” – Osho
17. “Torne-se comum e você será extraordinário; tente se tornar extraordinário e você continuará sendo comum…” – Osho
Sobre Osho e Sadhguru: 
Rajneesh Chandra Mohan Jain foi líder religioso de uma seita de tradições dármicas, mestre na arte da meditação e do despertar da consciência. Apesar de sua formação e docência acadêmica em filosofia, além de ter sido campeão em debates, ele não se considerava um filósofo, mas sim um místico, pois seu principal propósito era o desenvolvimento da consciência, o autoconhecimento, através da meditação. Durante a década de 1970, foi conhecido pelo nome de Bhagwan Shree Rajneesh e, mais tarde, como Osho. 
Jaggi Vasudev (Sadhguru): guru e yogui indiano, fundador da Isha Foudation, uma organização sem fins lucrativos que promove Yoga e autoconhecimento e já está em mais de 150 cidades pelo mundo. Ele também é autor de dezenas de livros, incluindo alguns bestsellers, sobre espiritualidade. 
Fonte: blog.app-zen
Saiba mais!! 

8 pequenas coisas que casais felizes fazem todos os dias



Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos, afirmou que a felicidade é algo que se procura, algo que se constrói. Muitas vezes, perdemos o nosso tempo à procura das grandes coisas, das grandes demonstrações de amor e de carinho, mas negligenciamos uma verdade que se aplica principalmente ao amor e à felicidade – é através de pequenas coisas que as grandes são realizadas.
Quando penso no caminho para ser feliz ou na construção de um grande amor, eu penso sempre numa grande árvore e como essa obra maravilhosa da natureza, capaz de aguentar tempestades e fortes ventos, surgiu de uma semente tão pequena. Essa semente, aos poucos, com pequenos esforços para criar as suas raízes e para furar a terra, foi capaz de, pouco a pouco, se tornar algo grandioso.
O caminho para uma vida feliz a dois também começa como uma pequena semente e, pouco a pouco, poderá tornar-se algo maravilhoso, e esse amor que nutrem poderá resistir às piores tempestades.
Como uma semente que cresce aos poucos, nós também podemos fazer pelo menos 8 pequenas coisas, diariamente, para tornar um casamento mais feliz.
1. Parar para dizer um “bom-dia”, para dizer “eu te amo”
Alguns estudos já comprovaram que a forma como nós passamos os primeiros minutos de uma manhã, ou até de um fim de tarde em casa, influencia o ambiente que se irá viver no resto do dia, ou da noite. Quando acordamos de manhã, qual é a primeira coisa que fazemos? Será que escolhemos sorrir, olhar para o nosso lado e dizer um “bom-dia” cheio de amor? Ou quando o marido (ou esposa) chega a casa, será que se para tudo para dar um beijo, ou um abraço, e perguntar como correu o dia?
São pequenos gestos que podem alegrar a vida de um casal logo no início do dia ou no final de um dia de trabalho.
2. Conversar sobre os problemas
Discutir é sinônimo de debater os problemas. Muitas vezes, os problemas são ignorados porque se tem receio de criar confusão. É normal uma pessoa ficar chateada quando algo está errado. No entanto, é preciso ter cuidado e saber distinguir entre situações que podem realmente ser problemáticas – como esquecer de ajudar a arrumar a casa e deixar tudo para a outra parte – e situações que são pequenas e fáceis de resolver – como uma tampa fora do lugar ou uma toalha no chão depois de um banho.
Apesar de as coisas pequenas poderem chatear, estudos comprovam que elas podem ser resolvidas com uma simples conversa. Os problemas maiores merecem uma atenção maior e é benéfico quando os casais debatem os problemas e conversam sobre os seus pontos de vista. O importante é ter em mente o seguinte – quando vamos para uma discussão, nós queremos ter razão ou desejamos ser felizes como casal?
3. Elogiar sinceramente e celebrar quando algo de bom é feito
Muitas vezes, ouvimos dizer que é importante o apoio mútuo quando alguma coisa corre mal, como perder um emprego, por exemplo. Mas, e quando algo de bom acontece, será que somos capazes de elogiar e celebrar quando quem amamos faz algo de bom?
Não devemos guardar os elogios para os grandes acontecimentos, como uma promoção no emprego, mas devemos saber elogiar até quando um marido é finalmente capaz de dobrar uma camisa direito ou quando a esposa prepara um jantar maravilhoso. Pesquisas concluíram que elogiar é tão, ou talvez mais, importante do que saber apoiar quando algo mau acontece.
4. Divertir-se a dois
Um casal feliz é um casal em que a diversão é realizada a dois. Howard Markman, PhD e codiretor de centro para estudos da família na Universidade de Denver, afirmou que “existe uma correlação entre a diversão e a felicidade no casamento”, ou seja, um casal é mais feliz se existirem momentos de diversão entre os dois. Esses momentos podem ser brincadeiras a dois no lar ou uma ida ao parque de diversões sem as crianças.
5. Falar sobre todo o tipo de coisas
Charles Orlando afirmou que “partilhar a rotina das nossas vidas com o cônjuge, independentemente de quão insignificantes sejam os detalhes, é capaz de nutrir a ligação e a intimidade do casal”. Detalhes como o que comeu no almoço durante o dia de trabalho ou contar sobre o que se fez durante o dia é muito importante para cada um saber o que se passa na vida do outro. Esse tipo de informação, apesar de parecer pequena, aumenta muito a cumplicidade e a intimidade do casal. Nunca deixem de contar, e de perguntar, como foi o dia da pessoa que está ao vosso lado.
6. Agir sempre com bom humor
Este ponto está um pouco ligado ao ponto quatro, sobre diversão. Charles Orlando diz que “todas as vezes que nós fazemos a pessoa que amamos sorrir, isso causa uma mudança física que permite ao cérebro dos dois libertar hormonas como a dopamina e oxitocina. Se somos capazes de fazer rir quem amamos, então os dois vão sentir-se mais felizes e mais próximos”. Quando o casal ri e se lembra de momentos divertidos do seu passado, ou riem e partilham algo engraçado que viram durante o dia, eles se aproximam cada vez mais.
7. Abraçar, beijar, dar as mãos…
Wendy Walsh, Phd e escritora, afirmou que “estudos realizados com casais de longa data e felizes demonstram que a frequência com que partilham um beijo é mais importante para a segurança e a felicidade do casal do que a frequência da relação sexual”. O contacto físico é muito importante para a intimidade do casal. Passear de mãos dadas, dar um beijo de manhã antes de sair, ou um beijo apaixonado espontâneo, ou um simples abraço depois de um longo dia, são pequenos gestos que aproximam muito o casal.
8. Não existem assuntos proibidos
Um casal que deseja ser feliz não pode permitir que existam assuntos proibidos entre os dois. Aqueles assuntos que ninguém fala porque tem receio que haja discussão. Normalmente esses assuntos são sinônimos de problemas por resolver e, como se falou no ponto dois, a felicidade do casal depende da forma como se lida com os problemas. Conversar é essencial.
Por João Martins
Saiba mais!