Decoração para casas com gatos



Ter um animal de estimação em casa é viver com muito amor e carinho. Os gatos, por exemplo, são seres independentes, silenciosos, com comportamento e temperamento bem diferentes dos cachorros. Dificilmente você verá um gato fazendo aquela festa quando seu dono chega em casa.
Quem escolhe ter gatos, é importante saber que eles se acostumam muito bem em casa e até mesmo em apartamentos, porém algumas adaptações nos espaços são necessárias para preservar a decoração e acima de tudo, a segurança do seu bichano.
Confira as nossas dicas para decorar imóveis em Curitiba para você e seu gato conviverem com conforto, qualidade de vida, garantindo a personalidade nos ambiente e muito amor no lar.
Mobiliário para gatos
Os gatos gostam de arranhar e precisam fazer isso para aparar as unhas. Para evitar que eles arranhem o pé da mesa, o ideal é optar por móveis de madeiras sólidas e duras como o carvalho e nogueira, por exemplo. Os móveis de vidro e acrílico, que combinam com tudo, são super indicados contra arranhões dos bichinhos.
As cortinas instaladas do teto ao chão são um verdadeiro parque de diversão para os felinos. Para evitar que eles as destruam com as suas garrinhas, prefira aquelas cortinas que ficam enroladas ou as persianas. Assim, elas ficam mais difíceis de serem alcançadas.
Para tirar o foco dos móveis da casa, coloque o arranhador à vista, num local por onde ele sempre circule. Assim ele poderá ser divertir e gastar energia em algo feito especialmente para essa finalidade.
felinos
Os tecidos apropriados para gatos
Os gatos adoram subir nos sofás, cadeiras, poltronas e pufes, por isso escolha o tecido apropriado para compartilhar o móvel com o seu companheiro.
A camurça é um dos tecidos ideais para quem tem gatos em casa, porque além de resistente, a textura é perfeita para disfarçar as manchas causadas pelos arranhões, assim como os tecidos sintéticos como o poliéster e nylon. O veludo, a pelúcia e o couro natural também são boas alternativas. Já o linho, algodão e os couros sintéticos podem acabar despedaçando com a prática do bichinho.
Para ele dormir, coloque uma caixa de papelão com paredes baixas forrada com um cobertor bem macio, ou até mesmo uma cesta de vime com uma manta são excelentes opções de caminhas. Também há muitas opções à venda no mercado, de diversos tamanhos e valores. Se você preferir, pode colocar ele para dormir na cama, mas saiba que isso pode virar hábito e é ele que vai acabar dominando as cobertas.
Banheiro para os gatos
Sejamos sinceros: a caca dos gatos tem odor bem característico e é algo que preciso ter uma atenção especial para a boa convivência com o felino em casa. É perfeitamente possível encontrar móveis práticos, desenhados especialmente para que o gato possa fazer suas necessidades.
Basta colocar as caixas de areia nos locais desejados, que não deve ser do lado da comida, água ou caminha. Ter pelo menos 2 caixas de areia é o recomendado. O importante que essas caixas de areia obedeçam a algumas “exigências” dos bichanos, para que sejam utilizadas por eles e, assim, facilitem a vida dos donos. Esta areia da caixa, na verdade, é argila em flocos. A função é absorver o xixi e literalmente empanar os dejetos. Assim, tudo fica sem cheiro e muito fácil de limpar. Basta retirar as necessidades e repor a areia. O conteúdo todo deve ser trocado a cada duas semanas, quando a caixa é lavada com água e sabão neutro.
O gato tem um senso de limpeza muito apurado, por isso se acontecer dele urinar ou evacuar fora da caixa é sinal de que tem algo errado.
casa com gatos - blog pitacos e achados
A segurança dos gatinhos
Os gatos que moram em casas, adoram dar as suas voltinhas, principalmente à noite.
Por isso é preciso manter as portas fechadas e evitar essa prática. Os gatos que escapam para as ruas, tem maior contato com sujeiras e ficam mais sujeitos à doenças. E se depois ele for deitar na sua cama, por exemplo, pode transmitir essas bactérias para seus donos.
Para que eles não fujam pelas janelas é necessário colocar telas ou redes. Já esse adereço é indispensável para quem mora em apartamentos, pois evita que o gato ande pelos parapeitos e janelas, e até mesmo caia lá de cima.
Outra dica é cuidar do lixo. Troque as latas de lixo por latas com tampas acopladas. Assim, seu gato não vai conseguir abri-las e espalhar tudo pela casa.
Os felinos adoram escalar por natureza, porém seus pulos podem quebrar seus objetos mais preciosos. Evite isso mudando os objetos para um lugar onde o bichinho não possa chegar e ofereça ao animal ao menos um lugar seguro para que ele possa dar seus pulos. Também evite posicionar as panelas no fogão com o cabo para fora.
Antes de levar um gato para sua casa, observe as plantas que cultiva, pois algumas espécies são nocivas para o sistema digestivo do animal. Plantas comuns, como a samambaia, podem causar doenças nos gatos. Livre-se das plantas que fazem mal para ele ou tire-as do alcance do gato. O ideal é substituir por uma planta que seja benéfica para a digestão do seu bichinho.  
Assim como outros bichinhos de estimação, os gatos adoram brincar. E podem fazer suas brincadeiras com o que encontrar facilmente como sacolas de plástico de mercado, cotonetes e embalagens salgadinhos e doces, podem fazer mal para o estômago dos felinos.
Os brinquedos de gato devem ser usados sob supervisão. Quando você não estiver junto com seu gato, guarde os brinquedos, de preferência em lugares altos, inacessíveis e fechados. Já os brinquedos mais duros, sem pequenas partes removíveis podem ficar de fora, pois não apresentam riscos. Bolinhas de papel amassado, rolinhos de papel higiênico e fitas de presente são sucessos absolutos para a diversão dos bichinhos!
Encontre casas à venda em Curitiba onde você possa ter vários gatos e animais de estimação. As casas em condomínio fechado à venda em Curitiba também são perfeitas para colocar em prática todas as nossas dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário