Conheça os benefícios do oceano para nossa saúde



Alguma vez você já passou um dia na praia e voltou para casa sentindo-se relaxado e rejuvenescido? Você pode concordar prontamente que a praia tem um efeito calmante, mas também sabe que estar na praia pode ter um enorme efeito sobre a sua saúde e bem-estar, e pode mesmo mudar seu cérebro.
Ciência explica como a praia pode mudar nossos cérebros e Saúde Mental
Vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios cientificamente apoiados que a praia pode oferecer.
Lora Fleming, da Universidade de Exeter na Inglaterra, diz que a ideia de que a praia ajuda a nossa saúde está bem estabelecida. Os médicos do século XVIII costumavam prescrever viagens para o oceano para visitar “hospitais de banho”. Hospitais de banho eram clínicas especialmente projetadas que ofereciam tratamentos banho de água salgada. 
Fleming observa, no entanto, que os cientistas só começaram a olhar para os benefícios de saúde do oceano experimentalmente nos últimos tempos.
1. O córtex pré-frontal do seu cérebro é ativado
O córtex pré-frontal, uma área do cérebro associada com a emoção e autorreflexão (bem como outras funções) é ativado quando os sons do oceano são reproduzidos. Isso foi provado através de pesquisas de cientistas com participantes de estudos que foram expostos a sons e ruídos do oceano.
2. As ondas dos oceanos geram íons negativos
A sensação de paz que temos na praia pode ser um resultado de alterações moleculares em nossos corpos. As ondas do oceano produzem íons negativos. Íons negativos aceleram a capacidade do nosso corpo de absorver oxigênio. Eles também equilibram os níveis de serotonina; uma substância química produzida pelo organismo que está relacionada com o humor e o stress. Esta é uma das razões pelas quais estar na praia foi ligada, por cientistas, à energia mental positiva e uma sensação geral de saúde e bem-estar. Pode até fazer-nos dormir melhor.
3. Os níveis de seu hormônio do estresse, cortisol, diminuem
A razão pela qual as praias têm um efeito tão calmante sobre nós pode ser por causa do som das ondas.Os sons mais relaxantes e agradáveis de ouvir são aqueles que têm padrões de ondas previsíveis. O som também deve ser suave em volumes e frequências harmônicas em intervalos regulares. As ondas do oceano são dessa forma. Regulares e suaves de ouvir.
O som do mar pode ter um efeito ainda mais profundo no emocional, de acordo com a neurocientista Shelley Batts. O ruído do oceano provavelmente desencadeia memórias profundas ou sensações de relaxamento e segurança. Algumas pessoas podem até dizer que recordam o útero e os batimentos cardíacos de sua mãe. Há um hormônio do estresse chamado cortisol. Alguns ruídos, tais como tráfego e o ruído de avião pode acioná-lo. Quando esse hormônio é liberado, problemas de saúde, tais como úlceras e doenças cardíacas podem ocorrer. O barulho calmante do oceano trabalha para diminuir os níveis de cortisol. Desta forma, o oceano pode ter um efeito positivo sobre nossa saúde em geral e evitar potenciais problemas de saúde.
4. A superfície plana do oceano te acalma
A superfície plana do oceano pode também dar-nos uma sensação de segurança. O neurocientista Michael Merzenich diz que os seres humanos se sentem seguros quando estão em lugares que não são complexos. Na floresta, seres humanos precisam fugir de animais predadores; nas cidades, há bandidos e vilões com os quais devemos tomar cuidado; no entanto, na praia podemos enxergar milhas, e isso nos dá paz de espírito. Não há ameaças potenciais.
“Somos construídos, neurologicamente, para normalizar o nosso ambiente e controla-lo.”, diz Merzenich. “Quando olhamos para o mar, ou estamos ao longo da costa, nós estamos em um ambiente previsível e estável.”
Fonte: Life Hack

Saiba mais!!

Decoração para casas com gatos



Ter um animal de estimação em casa é viver com muito amor e carinho. Os gatos, por exemplo, são seres independentes, silenciosos, com comportamento e temperamento bem diferentes dos cachorros. Dificilmente você verá um gato fazendo aquela festa quando seu dono chega em casa.
Quem escolhe ter gatos, é importante saber que eles se acostumam muito bem em casa e até mesmo em apartamentos, porém algumas adaptações nos espaços são necessárias para preservar a decoração e acima de tudo, a segurança do seu bichano.
Confira as nossas dicas para decorar imóveis em Curitiba para você e seu gato conviverem com conforto, qualidade de vida, garantindo a personalidade nos ambiente e muito amor no lar.
Mobiliário para gatos
Os gatos gostam de arranhar e precisam fazer isso para aparar as unhas. Para evitar que eles arranhem o pé da mesa, o ideal é optar por móveis de madeiras sólidas e duras como o carvalho e nogueira, por exemplo. Os móveis de vidro e acrílico, que combinam com tudo, são super indicados contra arranhões dos bichinhos.
As cortinas instaladas do teto ao chão são um verdadeiro parque de diversão para os felinos. Para evitar que eles as destruam com as suas garrinhas, prefira aquelas cortinas que ficam enroladas ou as persianas. Assim, elas ficam mais difíceis de serem alcançadas.
Para tirar o foco dos móveis da casa, coloque o arranhador à vista, num local por onde ele sempre circule. Assim ele poderá ser divertir e gastar energia em algo feito especialmente para essa finalidade.
felinos
Os tecidos apropriados para gatos
Os gatos adoram subir nos sofás, cadeiras, poltronas e pufes, por isso escolha o tecido apropriado para compartilhar o móvel com o seu companheiro.
A camurça é um dos tecidos ideais para quem tem gatos em casa, porque além de resistente, a textura é perfeita para disfarçar as manchas causadas pelos arranhões, assim como os tecidos sintéticos como o poliéster e nylon. O veludo, a pelúcia e o couro natural também são boas alternativas. Já o linho, algodão e os couros sintéticos podem acabar despedaçando com a prática do bichinho.
Para ele dormir, coloque uma caixa de papelão com paredes baixas forrada com um cobertor bem macio, ou até mesmo uma cesta de vime com uma manta são excelentes opções de caminhas. Também há muitas opções à venda no mercado, de diversos tamanhos e valores. Se você preferir, pode colocar ele para dormir na cama, mas saiba que isso pode virar hábito e é ele que vai acabar dominando as cobertas.
Banheiro para os gatos
Sejamos sinceros: a caca dos gatos tem odor bem característico e é algo que preciso ter uma atenção especial para a boa convivência com o felino em casa. É perfeitamente possível encontrar móveis práticos, desenhados especialmente para que o gato possa fazer suas necessidades.
Basta colocar as caixas de areia nos locais desejados, que não deve ser do lado da comida, água ou caminha. Ter pelo menos 2 caixas de areia é o recomendado. O importante que essas caixas de areia obedeçam a algumas “exigências” dos bichanos, para que sejam utilizadas por eles e, assim, facilitem a vida dos donos. Esta areia da caixa, na verdade, é argila em flocos. A função é absorver o xixi e literalmente empanar os dejetos. Assim, tudo fica sem cheiro e muito fácil de limpar. Basta retirar as necessidades e repor a areia. O conteúdo todo deve ser trocado a cada duas semanas, quando a caixa é lavada com água e sabão neutro.
O gato tem um senso de limpeza muito apurado, por isso se acontecer dele urinar ou evacuar fora da caixa é sinal de que tem algo errado.
casa com gatos - blog pitacos e achados
A segurança dos gatinhos
Os gatos que moram em casas, adoram dar as suas voltinhas, principalmente à noite.
Por isso é preciso manter as portas fechadas e evitar essa prática. Os gatos que escapam para as ruas, tem maior contato com sujeiras e ficam mais sujeitos à doenças. E se depois ele for deitar na sua cama, por exemplo, pode transmitir essas bactérias para seus donos.
Para que eles não fujam pelas janelas é necessário colocar telas ou redes. Já esse adereço é indispensável para quem mora em apartamentos, pois evita que o gato ande pelos parapeitos e janelas, e até mesmo caia lá de cima.
Outra dica é cuidar do lixo. Troque as latas de lixo por latas com tampas acopladas. Assim, seu gato não vai conseguir abri-las e espalhar tudo pela casa.
Os felinos adoram escalar por natureza, porém seus pulos podem quebrar seus objetos mais preciosos. Evite isso mudando os objetos para um lugar onde o bichinho não possa chegar e ofereça ao animal ao menos um lugar seguro para que ele possa dar seus pulos. Também evite posicionar as panelas no fogão com o cabo para fora.
Antes de levar um gato para sua casa, observe as plantas que cultiva, pois algumas espécies são nocivas para o sistema digestivo do animal. Plantas comuns, como a samambaia, podem causar doenças nos gatos. Livre-se das plantas que fazem mal para ele ou tire-as do alcance do gato. O ideal é substituir por uma planta que seja benéfica para a digestão do seu bichinho.  
Assim como outros bichinhos de estimação, os gatos adoram brincar. E podem fazer suas brincadeiras com o que encontrar facilmente como sacolas de plástico de mercado, cotonetes e embalagens salgadinhos e doces, podem fazer mal para o estômago dos felinos.
Os brinquedos de gato devem ser usados sob supervisão. Quando você não estiver junto com seu gato, guarde os brinquedos, de preferência em lugares altos, inacessíveis e fechados. Já os brinquedos mais duros, sem pequenas partes removíveis podem ficar de fora, pois não apresentam riscos. Bolinhas de papel amassado, rolinhos de papel higiênico e fitas de presente são sucessos absolutos para a diversão dos bichinhos!
Encontre casas à venda em Curitiba onde você possa ter vários gatos e animais de estimação. As casas em condomínio fechado à venda em Curitiba também são perfeitas para colocar em prática todas as nossas dicas.

Dicas para alcançar suas metas



Todo final de ano é a mesma coisa: fazemos promessas na virada do ano que acabam se perdendo no decorrer dos meses e, lá para o meio do próximo ano, nem ao menos lembramos de tudo aquilo que prometemos. Isso acontece por diversas razões, dentre as quais, as principais encontram-se a falta de foco, de motivação e de planejamento. Por isso, é muito importante saber exatamente aquilo que quer para não fazer pedidos e traçar objetivos em vão.  
Então, está cansado de todo ano a história se repetir? Chega de criar expectativas e viver frustrado por não alcançá-las! Abaixo, você encontra dicas para alcançar todas as metas que estabelecer para 2018. É como um manual básico, que vai te ajudar a entender tudo o que precisa ser feito para não deixar sonhos de lado por distrações momentâneas.   
Siga as dicas abaixo e tenha uma vida muito mais organizada. Alcance seus objetivos e torne-se alguém melhor e mais evoluído a cada dia!
Dica nº 1: antes de definir qualquer coisa, pense. 
Não adianta nada definir mil metas diferentes, sendo que a maioria delas não é, realmente, importante para você e não vai fazer, de fato, diferença na sua vida. Então, antes de definir qualquer objetivo de final de ano, pense se vale a pena mesmo se prender a esse tipo de promessa. Por isso, tire algum tempo para analisar como foi seu último ano e como você espera que o próximo ano seja. A partir daí, sim, você deve começar a definir seus objetivos. 
Dica nº 2: depois de pensar, defina. 
Agora que você já refletiu sobre o último ano e já imaginou como espera que o próximo ano seja, chegou a hora de realmente definir suas metas. Você deve defini-las a partir de um pensamento: como eu devo agir para conseguir fazer com que o meu ano seja da forma que imaginei e, além disso, para que eu chegue ao final do próximo ano mais feliz e realizada?  
Dica nº 3: após definir, anote. 
Depois de pensar em tudo o que você precisa fazer, ou seja, todas as metas que precisa cumprir, anote cada uma delas. Anotar é um exercício importante de memorização para o cérebro humano. Mas de nada adianta anotar em algum lugar que você não verá no seu dia a dia. Encontre algum lugar de constante visualização para que você escreva e, assim, suas metas estarão sempre à sua vista! 
Dica nº 4: depois de anotar todas, defina as principais.
Todas as metas são importantes, mas há, sempre, as principais. De todas, defina no máximo três que serão seus principais objetivos do ano. Não precisam ser as que necessariamente dão mais trabalho, mas sim, aquelas que te farão se sentir mais feliz e realizado. Isso serve, inclusive, para manter os pés no chão. Porque se você é do tipo de pessoa que anota 20 metas para serem cumpridas em um único ano, é lógico que muitas ficarão em aberto.
Dica nº 5: definidas as metas principais, trace objetivos menores. 
Você precisa estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo. Ou seja: os objetivos de longo prazo são suas metas propriamente ditas, sua linha de chegada para o novo ano. Já os objetivos de médio prazo ficam exatamente no meio do caminho e servem para você se manter motivada, e enxergar que, de fato, está no caminho certo. Os de curto prazo devem ser cumpridos no dia a dia, para que você continue focado, afinal, são as atitudes do dia a dia que fazem a diferença lá na frente! 
Dica nº 6: com metas e objetivos estabelecidos, estabeleça prazos.
Muitas metas de final de ano são deixadas de lado porque as pessoas têm a falsa impressão de que “ainda há muito tempo” para se dedicar a cada uma delas. Por exemplo: se neste final de ano você definir que quer estar 10 kg mais magra no final do ano que vem, você provavelmente vai deixar para começar a reeducação alimentar somente nos últimos meses do ano. Mas isso não pode acontecer! E para que de fato não aconteça, defina prazos para todos os seus objetivos: os de curto, os de médio e os de longo prazo.  
Dica nº 7: com prazos estabelecidos, respeite-os. 
Não minta para si mesmo. Não feche os olhos para as suas próprias vontades. Não ter ninguém como juiz não é sinônimo de não precisar respeitar as regras. Por isso, dedique-se ao máximo para cumprir cada prazo que você estabelecer. Principalmente os prazos dos objetivos de curto e médio prazo, que são aqueles que te farão criar uma rotina focada e determinada rumo ao seu objetivo final. 
Dica nº 8: não caia nos pequenos prazeres da vida. 
Seja lá qual for a sua meta, há, com certeza, inúmeros prazeres diários que podem fazer com que você se afaste cada vez mais da realização da mesma. Não caia nessa cilada! Resista a tudo o que puder e conseguir. Foco e determinação são a chave do sucesso para não deixar com que mais um ano passe sem metas realizadas. 
Dica nº 9: peça ajuda.
Não tenha vergonha de pedir ajuda para a sua família ou amigos. Se sua meta é perder peso, conte seu objetivo para as pessoas e peça para que não lhe ofereçam comidas e bebidas gordurosas, por exemplo, ou para que não te chamem para jantar durante a semana. Caso a sua meta seja um novo emprego, pergunte se alguém sabe de alguma vaga disponível na sua área e se poderia te ajudar a consegui-la. Ninguém é feliz sozinho, assim como ninguém consegue viver sozinho. Não há problema nenhum em contar com a ajuda de pessoas queridas!  
Dica nº 10: paciência e resiliência.
Nada cai do céu, nada acontece de um dia para o outro! Não desista de suas metas depois de um ou dois meses e, caso você fracasse em algum dos seus objetivos, recomece todo o percurso. Recomeçar (mesmo que muitas vezes) é melhor do que desistir e deixar de lado a oportunidade de se tornar alguém melhor e mais feliz. 
Aproveite o novo ano e surpreenda-se!!   
Fonte: horoscopovirtual / Fotos: augustandco

Saiba mais!! 

Que o sentimento de Gratidão seja uma rotina em sua vida



Hoje vamos falar sobre gratidão. Durante séculos a humanidade e muitas religiões ao longo da história pregaram esta pequena palavra em suas tradições e ensinamentos, mas infelizmente ainda não foi o suficiente para reconhecermos o real valor deste sentimento de extrema grandiosidade.
gratidão, assim como todos os sentimentos que habitam nosso interior, são energias materializadas em nosso corpo, que em conjunto com nossa mente, constroem gradativamente nossa realidade. Seu poder é inimaginável, e através dela conseguimos a cura de nossos padrões negativos, males físicos, limitações de consciência, entre tantos outros feitos. A expansão energética criada por este sentimento não pode ser traduzida em palavras, mas assim como o conhecimento, a gratidão liberta nossas mentes e permite que nossos corpos sejam elevados à faixas vibratórias mais positivas.
Cultivando a gratidão
Se realmente você quer mudar sua vida precisa inserir a gratidão em sua rotina. E quando falamos em inserir, não estamos dizendo que você deve somente falar “sou grato”, você deve aplicá-la em seu interior. Quando nos conectamos à gratidão verdadeira, uma sensação única de grandeza e expansão interior é recriada em nosso íntimo e nos sentimos grandes, fortes e perfeitos.
Que o sentimento de Gratidão seja uma rotina em sua vida - blog pitacos e achados 1
Sem dúvida a fé religiosa (seja ela qual for) nos auxilia na conquista deste sentimento verdadeiro, pois tem como objetivo principal nos RE-ligar a fonte, nos RE-ligar a Deus. Mas é muito importante entendermos que a real conexão com este sentimento vai muito além da fé, está diretamente conectado ao nosso mental, ao lado racional de nossas ações. A gratidão faz parte de nossos valores pessoais, e em conjunto com tantos outros sentimentos, constrói nossa realidade cotidiana, a cada ação, a cada reação e palavra proferida.
Sentir o verdadeiro sentimento de gratidão em nossas mentes e corações exige uma prática diária, com muito foco e consciência desperta. Analise os pensamentos e julgamentos que você realiza todos os dias e veja em quantos deles a gratidão está inserida. Policie suas atitudes e palavras, além de elas terem força energética elas também carregam consigo o poder de construção.
Busque pessoas e terapias complementares que te auxiliem na tarefa da visualização e eliminação dos padrões negativos de sua vida. Técnicas como os Florais de Bach, Reiki e Cromoterapia te auxiliam na modificação interior, suavizando suas vibrações e abrindo espaço para mudanças e novos conteúdos.
Fonte: resilienciamag
Comece hoje mesmo! 

Estar bem consigo mesmo é melhor do que estar bem com todo mundo



Olá pessoal!!
Entender que estar bem consigo mesmo é preferível a estar bem com todo mundo é um sinônimo de saúde e bem-estar. É como o aprendizado que se ganha depois de uma grande viagem onde, pouco a pouco, deixamos determinadas situações para trás para avançar leves, livres de cargas na mochila e pedras nos sapatos. É um despertar que nos permite levar a vida com mais honestidade.
No entanto, apesar de que na teoria parece fácil entender e essa ideia inclusive ofereça material suficiente para escrever mais de um livro sobre crescimento pessoal, pode-se dizer que, na prática, falhamos bastante nisso. Para entender melhor esse assunto daremos um pequeno exemplo sobre o qual refletir. Imagine que você está olhando por uma janela algo que acontece cada manhã na mesma hora. Ali está o vizinho, levando cada dia o seu pequeno vaso de planta para que receba de maneira regular a luz do sol. Ele faz isso com cuidado e absoluta dedicação: corta seus ramos, rega, coloca adubo… inclusive poderíamos dizer que ele proporciona carinho à planta.

“Quando você ama e respeita a si mesmo, a desaprovação de alguém não é nada a temer ou evitar”.
-Wayne Dyer-
É algo que chama muito a atenção por um fato em concreto. Nosso vizinho nunca pareceu um homem muito feliz, tem um trabalho do qual não gosta e é a típica pessoa que tenta agradar a todos. Sua resignada necessidade de satisfazer os outros faz dele uma marionete que é manipulada por qualquer pessoa: a família, os chefes, os amigos… Na verdade, eles puxam tanto os “fios” que eles começam a se desgastar: nosso jovem vizinho já sofreu a sua primeira ameaça de infarto.
Cada dia quando o observamos sair com o bonito e cuidado vaso de planta perguntamos por que ele não trata a si mesmo com a mesma dedicação e amor como faz com a sua pequena árvore. Estar bem consigo mesmo é algo que, sem dúvida, o vizinho deveria aprender a praticar, desistindo de algumas relações, alimentando a autoestima e procurando mais autenticidade com o fim de recuperar sua dignidade e bem-estar…
Estar bem consigo mesmo: questão de lógica e necessidade
Dizia Epiteto que “assim como quando caminhamos nós tentamos não pisar em um prego ou torcer o tornozelo, na vida deveríamos nos dirigir com a mesma atenção”, ou seja, evitando que outras pessoas nos prejudiquem, evitando incomodar os outros e nos protegendo de todo o mal. No entanto, em algumas ocasiões não fazemos isso: nos descuidamos de maneira perversa e proposital. Esquecemos que, quando uma pessoa deixa de estar bem consigo mesma para priorizar os outros, isso não é nada saudável.
Esquecemos, talvez, que tentar agradar a todos adiando as próprias necessidades não é logico nem recomendável. Assim, ao permitir que esse sacrifício nos faça sentir mal conosco por uma coisa ou outra, sentimos uma sensação de vazio, indecisão e frustração, o que é um preço extremamente alto a pagar.
Lembremos que aquilo que se cuida prospera, e o que se defende e se alimenta termina dando seus frutos. Então, algo que deveríamos refletir também é que existem momentos em que seria necessário deixar de lado os aspectos emocionais para fazer uso da razão. Separar o que sentimos e lembrar daquilo que necessitamos.
Somos conscientes de que a Inteligência Emocional tem muita influência na atualidade; no entanto, existem momentos bem concretos onde o pensamento mais lógico e racional é o que funciona melhor. A razão? É esse tipo de perspectiva mental a que mais nos incentiva a tomar decisões firmes para começar mudanças em prol do benefício próprio.

“Tudo vai dar certo no final. Se não deu certo, não é o fim”.
-John Lennon-
Erich Fromm dizia que as pessoas têm a sutil capacidade de viver em uma contradição constante. Isso faz com que, em algumas ocasiões, pensemos que se os outros são felizes, eu também sou feliz, que se eu digo a certa pessoa que apoio o que ela faz apesar de não ser verdade, eu vou conseguir a sua aprovação e indulgência e, consequentemente, isso vai me proporcionar bem-estar.
Dualidades semelhantes são destrutivas, são situações com um elevado custo emocional onde deveria prevalecer, antes de tudo, o sentido e a razão: se eu não gosto de algo, me afasto, se eu não concordo com alguma coisa, eu falo, se me prejudicarem, eu me defendo, se não sou feliz eu procuro conseguir isso do meu jeito.
O caminho para o bem-estar consigo mesmo
O caminho para estar bem consigo mesmo nasce do sentido de equilíbrio. Não é uma questão de praticar a autoindulgência e de nos priorizar praticamente em qualquer terreno, momento ou circunstância. O bem-estar mais saudável não deriva no narcisismo, senão na convivência saudável onde o indivíduo entende que para “ser” também precisa “deixar ser”.
Para conseguir isso, podemos refletir sobre as seguintes perspectivas. Cada uma delas requer uma adequada interiorização para poder ser integrada nas nossas vidas:
  • Autoconfiança: acreditar nos próprios recursos internos nos permite ser mais competentes na hora de tomar decisões, de avançar sabendo quem sim e quem não, o que precisamos em cada momento e como podemos alcançar esses objetivos.
  • Racionalizar os pensamentos. Quando deixamos de estar bem com nós mesmos isso se deve, quase sempre, a esse diálogo interno desgastante, crítico e negativo que constrói obstáculos para o nosso desenvolvimento pessoal. Aprendamos, portanto, a racionalizar o pensamento, a derrubar medos e a deixar de ser nossos próprios inimigos.
  • Sejamos amigos da vida: Em vez de querer ser “amigo de todo mundo”, de estar bem com todos para nos sentirmos aceitos, mudemos um pouco a perspectiva. Sejamos amigos da vida, sejamos abertos às oportunidades, ao otimismo, ao sentido da liberdade, e não ao da indulgência e da dependência alheia.
  • Descubra o potencial que existe em você: quando descobrimos nossos pontos fortes, quando aproveitamos nossas virtudes, capacidades e talentos, tudo em nós entra em harmonia. Sentimos nossa valentia para começar coisas sem depender dos outros, coisas que trazem satisfação e vão nos permitir avançar com um sentimento benigno.
Para finalizar, recordemos que ao estar bem consigo mesmo, o que o destino prepara começa a importar menos. No seu interior existe tanta energia, confiança e otimismo que nada poderá deter os seus passos. Não desperdicemos essa virtude que todos temos dentro de nós.
Fonte: amenteemaravilhosa
Saiba mais!!